
Fundação Casa do Caminho
Reconhecida de Utilidade Pública Municipal pela Lei 1796/2003
Reconhecida de Utilidade Pública Estadual pela Lei 8575/2004
Rua Marechal Deodoro, 2000, Cajazeiras - Mossoró/RNCEP-59621-120
A Fundação Casa do Caminho, vinculada ao Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, foi instituída em 8 de Abril de 2000 por um grupo de voluntários preocupados em proporcionar aos residentes nos bairros Barrocas e Cajazeiras a promoção sócio-econômica-cultural dessa comunidade, totalizando hoje 65 famílias contempladas com as ações do Projeto Educar.
Missão
Ancorar-se na firme crença de que a educação deve promover o desenvolvimento moral, intelectual, estético, espiritual, físico e vocacional, preparar as crianças e os jovens como sementes que germinarão uma nova sociedade e resgatar dos adultos os valores ético-morais.
Visão
A visão da Fundação está atrelada à sua missão. A iniciativa do projeto visa atender
demandas da comunidade assistida, qualificando, educando e desenvolvendo prioritariamente as fases
da infância e juventude, centrando o foco no desenvolvimento integral dos beneficiários,
fundamentado na EDUCAÇÃO DO HOMEM (valores intelectuais, culturais, profissionais) e na
EDUCAÇÃO DO SER (valores morais e espirituais). É dessa forma que ela pretende ser vista.
PROJETO EDUCAR
Programa Educando
Objetivo: Promover o progresso da criança através da educação em valores humanos, desviando-a da cultura de pobreza que conduz às drogas, à prostituição, à ociosidade e outros vícios nocivos ao homem integral que ela deverá ser no futuro, conscientizando do valor do estudo como forma de desenvolver o intelecto, do trabalho como promotor do homem na sociedade e da espiritualização como meio de atingir a plenitude de sua consciência humana.
Público-alvo: Crianças de 05 a 14 anos.
Quantidade atendida: 65
Programa Motivados Para Vencer
Objetivo: Preparar o jovem para o mundo do trabalho, com vistas à sua inserção justa e participativa no universo social, cultural,
econômico e político e para o exercício da cidadania.
Público-alvo: Jovens a partir de 15 anos.
Quantidade atendida: 6
Programa Mudança de Hábito
Objetivo: Despertar a consciência crítica dos pais sobre a sua realidade, estimulando a sua participação na sociedade; proporcionar conhecimentos acerca de seus direitos e deveres; conscientizar os pais de seu papel moral-educativo na família, levando-os a assumir a educação moral de seus filhos, que é indelegável; suscitar a reflexão sobre os maus hábitos – maledicência, vícios, desonestidade, infidelidade, desrespeito, falta de higiene; chamar a atenção para a importância do estudo e do trabalho.
Público-alvo: Pais das crianças e jovens atendidos pelo projeto.
Quantidade atendida: 45
Programa Seja Bem Vindo
Objetivo: Amparo às gestantes carentes das famílias ou das comunidades assistidas, com vistas a prepará-las para a maternidade consciente, através de apoio médico, moral, espiritual, conscientizando-as de suas responsabilidades para com o futuro homem do futuro. Na própria Fundação elas participam da oficina de confecção de enxovais, onde elas próprias preparam os enxovais dos seus filhos.
Público-alvo: Gestantes carentes.
Quantidade atendida: 4
Programa Renascer
Objetivo: Promoção do idoso e sua família nos aspectos social, material, ambiental, moral, espiritual e de saúde, através de terapias ocupacionais, dinâmicas recreativas, passeios, complementação alimentar e atendimento médico. As idosas desenvolvem atividades de biscuit, renda e artesanato.
Público-alvo: Idosos do grupamento familiar assistido.
Quantidade atendida: 40
Programa Cidadão
Objetivo: Promover a afirmação da cidadania, estruturando módulos de alfabetização de jovens e adultos, acompanhamento e reforço escolar para crianças e jovens, oferecendo cursos de capacitação diversos (educação musical, dança, inglês, espanhol, informática, pré-vestibular, garçom, biscuit, ponto cruz, culinária, hotelaria, artesanato, capoeira, literatura, esporte, cultura e arte) e realizando palestras e seminários sobre direitos/deveres humanos e sociais voltados para o desenvolvimento ético e moral do
cidadão. Vinculadas a esse programa funcionam uma oficina de música (Grupo Regional Novos Caminhos), uma sala de educação digital e uma oficina de dança folclórica, além dos cursos de capacitação e profissionalizante ofertados ocasionalmente.
Público-alvo: Participantes do Projeto EDUCAR.
Quantidade atendida: De acordo com a demanda.
Programa Complementação Alimentar
Objetivo: Fornecimento de alimentação complementar às famílias assistidas pelo projeto (sopa, fubá de milho, frutas, pães, merenda, cestas básicas).
Público-alvo: Grupos de pais, de gestantes, de idosos e crianças do Projeto.
Quantidade atendida: Todo o público alvo do Projeto Educar (65 famílias).